quinta-feira, 8 de março de 2018

PERNAMBUCO: MOVIMENTOS SOCIAIS NO SÉCULO XIX

No final do século XVIII, com a crise do sistema colonial ocorreram rebeliões, insurreições, revoltas, conspirações, motins, distúrbios e quilombos. Apesar da história oficial só registrar movimentos organizados por componentes das elites, a população livre pobre, mestiça e os escravos tiveram uma participação importante  nesses movimentos: "O movimento das elites, entretanto, evitava questões como o fim da escravidão e dispensava a participação popular, temendo a generalização da revolta",(REZENDE, Antônio Paulo, O Recife:Histórias de uma cidade,Recife:Fundação de Cultura Cidade do Recife,2005,p.64).
Segundo Maria da Glória Marcondes Gohn, (Teoria dos Movimentos Sociais,p.12), os movimentos sociais transitam, fluem e acontecem em espaços não consolidados das estruturas e organizações sociais; e na maioria das vezes, questionam as estruturas sociais e propõem novas formas de organização  política.
Para Claudete Maria Miranda Dias (Movimentos Sociais do Séc.XIX:história e historiografia.2003),esses movimentos propunham: o rompimento do pacto colonial, o fim da escravidão e do monopólio da terra,o estabelecimento de uma república federativa, o direito a cidadania e acabar com a dominação portuguesa.
O Nordeste brasileiro, sofreu uma crise (social, política e econômica) com a transferência do eixo econômico para o Sudeste,  que gerou o aparecimento de manifestações sociais de vários setores da população. Pernambuco concentrou o maior número desses movimentos sociais, destacando os que fazem parte da história oficial (Conspiração dos Suassuna (1801), Revolução de 1817, Confederação do Equador(1824), a Cabanada (1832-35), a Revolução Praieira (1848). Mas não é só a crise econômica que explica tudo, o Seminário de Olinda (1801), contribuiu para a efervescência das ideias liberais vindas da Europa. Segundo Rezende (2005), muitos participantes dos movimentos de rebeldia foram alunos ou professores do Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário