O Forte das Cinco Pontas

O Forte das Cinco Pontas

Em        
 14 de agosto de 1630, os holandeses fundaram um forte no extremo sul da ilha de Antônio Vaz, ou seja, Santo Antônio, devido à posição estratégica do local.
Seu idealizador, o Comandante Teodoro Weerdemburg, das tropas holandesas, seu construtor, o engenheiro holandês Commensteym, deram-lhe o nome de Fredrick Hendrik, mas que o nosso bravo povo não aceitou e chamava-o Fortaleza das Cacimbas, dada a proximidade com alguns poços de água potável, conhecidos como Cacimbas de Ambràsio Machado e depois Cacimbas de Cinco Pontas.
A fortaleza era assim conhecida por ter sido construída em forma de pentágono, com cinco bastões ( muro ou trincheira levantada diante de ângulo saliente de um forte ou de praça ) e formando o desenho de uma estrela, fazendo passar ao esquecimento a denominação dada pelos holandeses de Fredrick Hendrik.
Era resistente. Mesmo antes de sua construção ser terminada, foi atacado pelas tropas de Matias de Albuquerque, comandadas por Felipe Camarão (poty), em 14 de agosto de 1630, compostas de 500 homens, inclusive índios. O combate teve duração de 2 horas, em que os nossos tiveram uma perda de 14 homens e 8 feridos.
Podemos observar, em um escrito holandês de 1637, alguns dados sobre o referido forte: Ësta’situado em ponta da ilha de Antônio Vaz, donde se descobre totalmente os navios surtos no porto do recife, e por isso este forte serve para defesa do mesmo”.
Acha-se edificado sobre um solo, que é único caminho que poderia proporcionar ao inimigo o ensejo de aproximar-se do grande quartel de Antônio Vaz, e proteger também os poços, os únicos que podem fornecer água ao Recife e Antônio Vaz, em ocasião de necessidade e cerco.





Origem do texto

Autor : BARBOSA, Fernanda de Paula
Título : O FORTE DAS CINCO PONTAS
Local da edição : Recife
Editora :Secretaria de Educação e Cultura
Ano da edição : 1972
Páginas : 69 – 70
Depositaria : Biblioteca Pública Estadual de Pernambuco


Vocabulário



Navios surtos  :
ancorados

Nenhum comentário:

Postar um comentário